Analise Sowt
As empresas estão constituídas em construções sociais orientadas para trocas. Assim, as mesmas se mantêm devido às ofertas valorizadas pelos clientes e à capacidade de realização de trocas, incluindo a comercialização dos seus produtos, aquisição de matéria-prima. Disso decorre sua condição de agente social, atendendo as demandas do mercado. Entretanto, as organizações estão submetidas a um processo contínuo de competição pelo mercado com os concorrentes, com os clientes por melhores relações, com os fornecedores. Objetivando a redução dessa complexidade de múltiplas relações, a identificação de fatores e condições relevantes para o negócio no interior das organizações ou no ambiente, desenvolvem-se análises estruturadas, focalizando: a organização e o ambiente.
A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada Análise SWOT (também denominada análise F.O.F.A. em português), dos termos:
Strength – Forças;
Weaknesses - Fraquezas; Opportunities – Oportunidades;
Threats - Ameaças. A análise SWOT é uma poderosa ferramenta de Marketing, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano.
A aplicação se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças). As forças e fraquezas são avaliadas pela observação da situação atual da organização, em geral avaliadas, a fatores internos. Os pontos fracos pela construção em uma organização, em seus recursos humanos incluem os recursos por experiência, capacidade, conhecimentos e habilidades, já os recursos organizacionais são sistemas e processos da empresa como estratégias, estrutura, cultura e outros, e os recursos físicos, que são as instalações, equipamentos, tecnologia, canais e outros.
As oportunidades e ameaças são previsões do futuro e estão intimamente ligadas a fatores externos. Na análise dos pontos fracos, quando for evidenciado, deverá os dirigentes da empresa proceder a objetivos estratégicos que irão reduzir ou