Análise SOWT
Lusana Souza de Oliveira
ANALISE SWOT
A analise SWOT trata-se de uma tabela de dupla entrada na qual nas linhas estão as forças e as fraquezas da organização, e nas colunas as oportunidades e ameaças ambientais.
Quase sempre a analise SWOT é feita periodicamente pelas empresas para mapear sua situação diante do ambiente geral e ambiente de tarefa, particularmente em ralação aos concorrentes e mudanças que surgem a cada momento.
Criada na década de 1960, e ainda muito utilizada atualmente. É a principal ferramenta da denominada escola do design, (do pensamento estratégico) para a qual a elaboração da estratégia consiste em um processo de concepção, partindo do ajuste do equilíbrio entre os aspectos internos e externos para criá-la, ou do pensamento consciente sobre tais elementos para desenvolver a estratégia. (CHIAVENATO, Idalberto. Administração Teoria,
Processo e Pratica).
“A sigla SWOT significa o símbolo do procedimento básico para o planejamento estratégico. (MAXIMIANO,
Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração ) “A análise SWOT envolve a coleta e a interpretação de informações sobre fatores internos e externos, que tenham, ou possam vir a ter, um impacto sobre os negócios.
Não há dados seguros e confiáveis sobre o efetivo criador da matriz: há quem aponte que seu idealizador foi Albert Humphrey, ao realizar um projeto de pesquisa durante as décadas de 1960/70 na Universidade de
Stanford, nos EUA. Para outros, seus primeiros elaboradores são Kenneth Andrews e Roland Christensen, professores da Harvard Business School, também dos EUA. Mais remotamente, afirma-se que a matriz se baseou no livro “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, o qual se extraiu a seguinte afirmação: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
Essas características são divididas e abrange os aspectos positivos e negativos da organização:
Interno
Externo