Analise sobre a corrosão do ferro
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
UNIDADE - PEDRA BRANCA
ANÁLISE SOBRE CORROSÃO DO FERRO
BRUNO DOS SANTOS
Palhoça
2013
1. INDICE
2. INTRODUÇÃO.....................................................05
3. DESENVOLVIMENTO DA EXPEREIÊNCIA...........07
4. EXPERIÊNCIA PLACA Nº 1.................................09
5. EXPERIÊNCIA PLACA Nº 2.................................13
6. EXPERIÊNCIA PLACA Nº 3.................................17
7. CONCLUSÃO......................................................19
2. INTRODUÇÃO
Corrosão é a determinação de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente aliada ou não a esforço mecânicos. O ferro em contato com o meio ambiente tende a se oxidar pela presença (H2O), começando pela sua superfície até a sua total deterioração e desta reação surge a ferrugem.
A corrosão pode incidir sobre diversos tipos de matérias, sejam metálicos como os aços ou as ligas de cobre, por exemplo, ou não metálicos, como plásticos, cerâmicos ou concretos. Mas nada mais nada menos essa reação acontece porque o ferro está querendo voltar a forma do óxido.
Existem vários reagentes para evitar a corrosão, pode ser obtida através da pintura, cobertura da superfície do ferro com óleo ou outras substâncias lubrificantes e usa-se também a técnica do metal de sacrifício que é qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxido em seu lugar. Exemplo são as placas de magnésio utilizadas nos cascos de navios para que sua estrutura de ferro não se danifique.
3. DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA