Analise sistêmica correlacionando com conflitos
Bárbara Carolina Rodrigues Figueiredo
Graduanda em Geografia da Universidade Federal de Sergipe
Bolsista Voluntária do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) carolgeoline@hotmail.com Orientadora: Profª Drª Débora Barbosa da Silva
Departamento de Geografia/UFS deborabars@ig.com.br Um sistema é definido a partir das a inter-relações entre os elementos, que se comporta de modo diferente inteiram com uma finalidade.
Em uma breve historia a ideia de sistema surgiu entre o século XVIII E XIX na física. A Teoria Geral dos Sistemas foi proposta pelo biólogo Ludwing Von Bertalanffy (1968).
A Teoria Geral dos Sistemas busca compreender o todo. E é a partir do todo que se conhecem as partes. Pois cada elemento do sistema tem uma relação que os complementam e os mantem em equilíbrio.
"É necessário estudar não somente as partes e processos isoladamente, mas também resolver os decisivos problemas encontrados na organização e na ordem que os unifica, resultante da interação dinâmica das partes, tornando o comportamento das partes diferente quando estudado isoladamente e quando tratado no todo."(Bertalanffy, 1975; p 53).
Cada ciência se apoia no conceito de sistema na delimitação do seu objeto de estudo. Para estudos na Geografia Física, a Teoria dos Sistemas serve como base para a organização do pensamento para compreender os dos fenômenos naturais. Portanto, na pesquisa cientifica há uma grande divisão metodológica entra a da “parte” e “todo”. Quando a Geografia surgiu como ciência estava voltada ao estudo do todo. Em seguida para compreender esse todo, estudos particulares foram sendo desenvolvidos.
Na Geografia o estudo do todo se faz necessário para compreender as partes e as relações entre as partes e o todo.
“A teoria dos sistemas revelar-se-ia um importante meio no processo de desenvolvimento de novos ramos do conhecimento, fazendo-os chegar á condição de ciências exatas, isto é,