êxodo rural
Explicar o trabalho com base em duas perguntas, sendo elas:
- Por que as pessoas deixam a zona rural para morar na zona urbana?
- Quais as consequências do êxodo rural?
Introdução: Bem, de modo bem informal, podemos dizer que o êxodo rural é um processo de migração em que as pessoas mudam do campo para a cidade.
Fazendo uma observação: É importante não confundir o fato de uma única pessoa ou família deixar o campo para morar na cidade, não é êxodo rural. Só é êxodo rural quando muitas famílias deixam o campo na mesma época.
Por que as pessoas deixam a zona rural para morar na zona urbana?
Por vários motivos. O principal deles é o processo de substituição do homem pela máquina no campo. Dessa forma, um único equipamento realiza o trabalho que seria feito por muitos trabalhadores. Esse processo contribui para o desemprego desses trabalhadores, que se mudam para as cidades em busca de emprego.
Outro motivo é a concentração de terras no espaço agrário, ou seja, um espaço cada vez maior para um número cada vez menor de pessoas. Esses espaços não são usados para moradia e produção de alimentos para a população no campo, mas para o cultivo de produtos voltados, principalmente, para a exportação.
A capitalização também é um fator determinante para essa transição do campo/cidade. As cidades industrializam-se e com as novas fábricas e empresas aumenta a oferta de trabalho, atraindo os moradores do campo que buscam melhoria de vida e melhores empregos. Contudo, a oferta torna-se escassa devido à quantidade de migrantes que vão surgindo e grande parte dessa população, que se desloca para os centros urbanos, não têm a qualificação adequada para as vagas oferecidas.
E quais as consequências do êxodo rural?
Boa parte das pessoas que deixam o campo não possui um bom grau de escolaridade e muito menos algum tipo de especialização. Com isso, elas ficam desempregadas ou conseguem empregos que pagam salários muito