Analise semiotica
A composição do jeans também se modificou, em alguns casos foi adicionado elastano para poder dar o caimento tão desejado pelas mulheres. O fato de o tecido ser bem aceito pelo público faz com que ele ganhe modelagens, cores, tamanhos, enfim, variaveis diferentes. Assim podemos considerar que seu conceito pode ser descrito como uma peça despojada e do cotidiano sem perdern seu charme e elegância.
Foi pensando em adptar melhor o jeans com seu estilo de vida que algumas modelagens foram criadas e são usadas até hoje, como por exemplo: o Skinny que é um modelo mais justo, o Reto que é confortável e sóbrio, o Boyfriend que é um jeans confortável e ousado, o Pantalona que trata-se de um estilo mais largo como a famosa "boca de sino", o Capri que tem a perna um pouco mais curta, entre outros. Vale lembrar que o tecido tambémm é usado na fabricação de saias, shorts, e jaquetas para dar uma modelagem e conforto melhor para quem o utiliza, além da confecção de bolsas e bonés que fogem dessa ideia de confortabilidade mas ressalta a tradição e o gosto pelo tecido.
Outra variação persistente do jeans é sua coloração variada, isso se deve ao fato de que cada estação do ano traz consigo uma cor de maior destaque e as pessoas por terem o hábito de usar jeans começaram a levar a moda para o tecido, onde podemos observar a abundância de cores e estampas. Tal fato já podia ser observado na criação do tecido onde a calça pioneira era marrom e não azul como as tradicionais.
Enfim, a diversidade cultural faz com que haja cada vez mais customização do jeans, a peça considerada fundamental no guarda- roupa ganha cada vez mais variáveis, cores, formatos e