Analise PIB 2010
O sistema majoritário é aquele sistema eleitoral cujo conjuga principalmente a quantidade de votos aos candidatos à determinada eleição. Ou seja, aquele que detiver mais de 50% dos votos será por então eleito. O sistema majoritário e dito pelos seus defensores como um sistema que possui como ponto positivo a tendência ao unipartidarismo provendo assim um possível maior controle perante as atividades partidárias e seus representantes. O sistema majoritário e dividido em três subtipos: Maioria simples, dois turnos e voto alternativo.
O sistema de maioria simples se caracteriza principalmente pela sua simplicidade. onde o candidato eleito é aquele que recebe mais votos. Esta forma é muito utilizada para á eleição de candidatos á Deputado no Reino Unido e a maioria dos países que fizeram parte de suas colônias. Funciona da forma em que o partido elege por si apenas um candidato por distritos para que os eleitores possam por boa ventura, votar em um só nome sendo então que o candidato mais votado pelo distrito será eleito. Atualmente o Reino Unido e dividido em 659 distritos sendo em media 69.000 eleitores.
Um dos pontos principais do sistema de maioria simples e talvez a sua possível má distribuição dos votos a cerca dos distritos. Ou seja, um distrito com mais eleitores geraram aos seu candidatos mais votos do que algum com uma população menor podendo assim, gerar distorções graves ao âmbito nacional .
Seus defensores apóiam também este sistema como um facilitador eleitoral vinculado ao cenário territorial . Sendo este um facilitador para que cada distrito tenha assim o seu representante para a defesa de seus interesses e a possível capacidade de controle da Câmera dos Deputados . O sistema de maioria simples também fora praticado no Brasil no período de 1945 a 1965 sendo este por então substituído pelo sistema de dois turnos nos anos seguintes .
Parte da Deborah =]