Analise Modal de uma viga livre-livre
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (CCT)
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA MECÂNICA (UAEM)
ANÁLISE MODAL TEÓRICA E EXPERIMENTA DE VIGA LIVRE-LIVRE
RUDÁ ARANHA
THIERRY CORDEIROTIAGO HORSTMANN
Campina Grande, Paraíba.
5268595-693420005138420-745490002014
5140325-105537000SUMÁRIO CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO3
Objetivos Gerais3
CAPÍTULO II
REVISÃO DA LITERATURA4 Análise Modal Teórica4
Análise Modal Experimental4
CAPÍTULO III
MATERIAIS E MÉTODOS6 Equipamentos Utilizados7
Metodologia7
Análise Modal Teórica de uma Viga Livre-Livre8
CAPÍTULO IV
RESULTADOS E DISCUSSÕES--
CAPÍTULO V
CONCLUSÕES--
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--
CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO
Sabe-se que equipamentos mecânicos durante sua vida útil estão expostos a vários tipos de carregamentos que podem causar defeitos nos mesmos. Por esse motivo existem vários tipos de END (ensaios não destrutivos), com o fim de identificação de tais defeitos, por exemplo, liquido penetrante, ultrassom, raio-x, emissão acústica, termografia, entre outros. Porém nos END’s citados existem limitações que dificulta a análise, seja relacionado à existência de uma prévia estimativa do local, ou dificuldade para a montagem de equipamentos, etc.
Para contornar tais contratempos, um método de identificação de defeitos não destrutivo que vem cada vez mais ganhando espaço na área de manutenção é a análise de vibrações, que consiste na identificação de anomalias no sistema através das alterações ocorridas nas características dinâmicas da estrutura.
Neste trabalho será utilizada a análise modal teórica e experimental para a determinação das frequências naturais de uma viga livre-livre, ou seja, é uma viga presa por fios em suas extremidades de maneira que os apoios não apresentam resistência às forças ou momentos.
1.1 OBJETIVOS GERAIS
Este trabalho tem como