Vibrações Mecânicas - Delta de Dirac
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Vibrações Mecânicas
2014 1. INTRODUÇÃO
O presente documento apresenta o estudo referente às frequências naturais, modos de vibrar e vibrações transitórias de uma viga engastada-livre. Com base na teoria de vibrações, o objetivo deste trabalho é de apresentar, discutir e comparar os resultados obtidos pelas vias numérica e experimental de tal estrutura. O modelo físico da estrutura em estudo, apresentado na figura 1, indica que o objeto de estudo se trata de uma viga engastada-livre, dividida em 5 elementos modelada, portanto, com 5 graus de liberdade. A viga é de alumínio (E = 70 GPa e ρ = 2700 kg/m3) e possui as seguintes dimensões: 4 mm de espessura, 40 mm de largura e 606 mm de comprimento.
Figura - Modelo físico da viga em estudo, dividida em 5 elementos.
Com o intuito de abordar de forma abrangente e didática o estudo de tal caso, apresentaremos uma revisão bibliográfica da teoria referente ao caso de vibração em estudo, os detalhes sobre o experimento realizado em laboratório, os resultados numéricos e experimentais, assim como suas respectivas interpretações e comparações.
2. TEORIA
A análise de vibrações de sistemas mecânicos com múltiplos graus de liberdade tem sua importância destacada devido ao fato de que a maioria dos sistemas mecânicos necessita de mais de uma variável independente para sua modelagem e posterior descrição de seu comportamento dinâmico. Nesta seção abordaremos a teoria envolvida focada em nosso objeto de estudo (viga engastada-livre), porém vale aqui ressaltar, que tais conceitos podem ser facilmente expandidos a demais sistemas mecânicos,