analise mcrocredito

593 palavras 3 páginas
O que éo Mirocredito? Microfinanças, são atividades de instituições financeiras direcionadas a constituir crédito a pequenas e médias empresas, ou, conceder crédito de pequeno porte. Existem indivíduos com perspectivas para alavancar o crescimento de seu pequeno negócio, mas que não têm nenhum tipo de recurso financeiro para recorrer. Essas pessoas precisam somente de uma oportunidade. Essa oportunidade pode ser o acesso a esse tipo de crédito. Microcrédito é um crédito fornecido em pequena escala para pessoas menos favorecidas destinado ao crescimento de seu negócio, ele deve ser usado de alguma forma como “investimento” em seu empreendimento. Por isso o nome Microcrédito Produtivo Orientado.

Sociedades de crédito ao microempreendedor(definição pelo banco central)
As sociedades de crédito ao microempreendedor, criadas pela Lei 10.194, de 14 de fevereiro de 2001, são entidades que têm por objeto social exclusivo a concessão de financiamentos e a prestação de garantias a pessoas físicas, bem como a pessoas jurídicas classificadas como microempresas, com vistas a viabilizar empreendimentos de natureza profissional, comercial ou industrial de pequeno porte. São impedidas de captar, sob qualquer forma, recursos junto ao público, bem como emitir títulos e valores mobiliários destinados à colocação e oferta públicas. Devem ser constituídas sob a forma de companhia fechada ou de sociedade por quotas de responsabilidade limitada, adotando obrigatoriamente em sua denominação social a expressão "Sociedade de Crédito ao Microempreendedor", vedada a utilização da palavra "Banco" (Resolução CMN 2.874, de 2001).

Características do Microcrédito
Os financiamentos concedidos pelas instituições de microcrédito geralmente observam algumas características, que são as seguintes:

- O microcrédito é voltado ao financiamento das atividades produtivas dos pequenos empreendedores. Raramente financia o consumo;
- O montante do financiamento é compatível com as

Relacionados