Analise macroambiental
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Nos últimos anos, mais notadamente na ultima década, observou-se o despertar de uma forte conscientização ecológica da sociedade mundial passando a ser exigido das empresas e nações uma maior atenção à dimensão ambiental da atividade econômica.
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. Em outras palavras, é o equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente. Isso significa cuidar dos aspectos ambientais, sociais e econômicos e buscar alternativas para sustentar a vida sem prejudicar a qualidade de vida no futuro. Na prática, esse conceito representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente a aplicação de práticas sustentáveis nos empreendimentos revelou-se economicamente viável e benéfica. * Sustentabilidade nas Empresas
O grande dilema atual que as empresas enfrentam é como se sobressair e conseguir aparecer frente ao consumidor com o excesso de marcas, tecnologia e comunicação. Com o passar dos anos os avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos e as publicidades, para conseguirem apanhar esses adiantamentos, aumentam significativamente. Como era de se esperar, o consumidor não consegue absorver toda a comunicação e, involuntariamente, descarta as que não lhe chama a atenção.
Atualmente a questão da sustentabilidade vem preocupando fortemente as empresas. O marketing passa a ter uma grande