Analise macroambiental
A habilidade para antever eventos futuros constitui uma das mais antigas virtudes gerenciais. A experiência e a capacidade de discernimento são necessárias para acompanhar as oscilações de mercado – conjunto de compradores que efetuam transações relativas a determinado produto ou classe (PHILIP KOTLER).
A análise quantitativa de mercado resume em etapas de conhecimento e estudo do mercado em que uma empresa atua, mostrando todos os atributos e perspectivas futuras para o setor e buscando suas fraquezas e potencialidades, além de oportunidades e ameaças. A empresa Cima Engenharia e Empreendimentos, atua no mercado de construção civil desde a década de 70 com intuito de construir casas populares, mas já em 1980 a idéia evoluiu e a empresa entrou no ramo onde atuaria como construtora.
A companhia que tem maiores chances de sucesso e crescimento é aquela que não só conhece o cliente, mas como também tem capacidade real de mensurar o tamanho do seu mercado. Estudar o mercado e entende-lo em busca de foco é um item obrigatório no planejamento estratégico de qualquer empresa, em qualquer segmento ou indústria.
O mercado total é o conjunto de produtos e serviços que um determinado segmento da indústria por produzir e absorver, de pessoas que tenham um mínimo de interesse pelo produto. Tal mercado é disputado por inúmeras empresas, de diferentes tamanhos, que competem pelos mesmos clientes. Mas desse conglomerado de pessoas que constituem o mercado total o que realmente interessa para as empresas é o que os consumidores que de fato precisam ou querem o produto, o chamado mercado potencial, e principalmente as que podem pagar pelo que a organização está oferecendo, que é o que chamamos de mercado disponível.
Ao final da identificação e analise do tamanho potencial da receita que poderá ser gerada pelo disponível, a companhia deve, a partir deste ponto, traçar qual participação de mercado tem como objetivo.
No