Pensadores sociologia
Trabalho apresentado à Professora Janete Flor de Maio como parte das exigências do curso de Pedagogia da disciplina de SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO I pelas alunas: Andréia Feliciana Alves Silva, matrícula 09.2.8465, Dionise Cristiane Teixeira Siqueira matrícula 09.2.8456, Érica Fernanda Bueno de Souza, matrícula 09.2.9317, Sônia Maria Alves Godoi, matrícula 09.2.8473.
JOÃO MONLEVADE
ABRIL/2009
MANUEL CASTELLS
BIOGRAFIA
Nasceu em Hellín, Albacete, em 1942. Estudou Ciências Econômicas na Universidade de Barcelona. Ativista estudantil durante a ditadura do general Franco, fugiu a França, onde se licenciou na Sorbona. Se doutoro em Sociologia pelas Universidades de Paris e Madri.
Começou sua atividade docente em Paris, na Sorbona. Professor de diversas universidades européias e americanas, entre elas Berkeley, Autônoma de Madri, Nanterre, Montreal, Católica de Chile, Wisconsin, etc. Membro da Academia Européia e do Alto Comitê de Experientes sobre a Sociedade da Informação nomeado pela Comissão Européia.
Castells, afirma que apesar de todas as revoluções ocorridas no mundo, que fizeram surgir a globalização a sociedade conseguiu se beneficiar das mudanças, mantendo sua identidade cultural, fazendo com que as relações tanto ambientais como humanas se tornassem mais passivas. Segundo ele com o surgimento da era da informação o estado perdeu suas bases políticas ficando assim na defensiva. Surge então a era da informação os movimentos sociais, apoiados na globalização. Assim fica marcada uma geração de sociedade centralizada na informação com prevalência de sua identidade. Em seu livro “A Galáxia da Internet” o autor descreve as mudanças ocorridas nas empresas e as transformações sociais ocorridas. Já em “Conversas com Manuel Castells, o mesmo afirma