Analise Literaria
Rachel de Queiroz nasceu em 17/11/1910 em Fortaleza Ceará. O Quinze foi seu primeiro romance. Rachel dedicou-se ao jornalismo, atividade que sempre exerceu paralelamente à sua produção literária.Em 1931 mudou-se para o Rio de Janeiro mas nunca deixou de passar parte do ano em sua fazenda, no Quixadá, Agreste sertão Cearense, que ela tanto exalta em toda sua obra.Uma obra que gira em torno de temas e problemas nordestinos figuras humanas e dramas sociais.
Resumo de "O Quinze"
O Quinze, título de romance de estréia se refere a grande seca de 1915, de que Rachel tanto ouviu falar.Ceição convence Mãe Nacia a partirem. Vicente que ficar e salvar o gado dona Maroca manda soltar o gado.Chico Bento vende as rezes e parte com a família. Chegara a Amazônia? Não consegue as passagens e vai a pé. Um retirante em meio a seca. A fome e o Cangaço.Em O Quinze a duas ações paralelas - O retirante com seu drama e a comunicação impossível entre Ceição e Vicente.
Narrador:
é onisciente pois tem total domínio da narrativa.Rachel traz no livro aspectos do Quixadá, Agreste Sertão Cearense onde morou.
Linguagem:
Acadêmica em bora tenha em alguns trechos a linguagem popular.
Personagens:
Chico Bento: Vaqueiro retirante; Vicente:Rude proprietário, Criador de gado; Conceição: Prima de Vicente, culta e professora; Mãe Nacia: Avó de Conceição, representante das velhas tradições.
Tempo:
Cronológico; Enredo: Linear, obedecendo a seqüência começo meio e fim.A obra é temporal pois envelheceu.A obra e regional.Cenário da obra se da no Quixadá onde é retratada a miséria de um povo que tenta sobreviver a seca.é um ambiente pobre em recursos agropecuários, o que ocasiona a falta de alimento.
Clímax:
A morte de Josias Filho do retirante; O momento em que o retirante precisou matar uma ovelha para alimentar a família, sendo que a ovelha não era sua.
Contextualização:
Rachel aborda livro duelo entre homem e a terra, exprimindo os anseios e angustias da sua