Analise liberal
Pergunta: Quais foram os motivos que levaram os EUA a invadirem o Iraque em 2003?
Hipótese: Os EUA invadiram o Iraque a partir do pressuposto que o mesmo possuía armas de destruição em massa e proporcionava uma grande ameaça à eles próprios e também para a comunidade internacional. O então presidente do Iraque, Saddam Hussein, era visto como um terrorista e a sua captura era essencial para a manutenção da paz mundial e a proteção do território nacional.
A invasão do Iraque em 2003 iniciou-se a 20 de março, com o apoio dos então chefes de estado Silvio Berlusconi, Jose María Aznar, Durão Barroso e, principalmente, Tony Blair. Os motivos que levaram à esta invasão foram os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, quando os EUA, pela primeira vez na historia, foram atacados em território nacional, e a convicção dos norte-americanos de que o Iraque possuía armas de destruição em massa, que por sua vez, nunca foi comprovada. O presidente Bush tomou esta decisão sem a aprovação do Conselho de segurança da ONU, causando uma grande polemica na época.
A invasão do Iraque foi condenada por diversas instituições de proteção aos direitos humanos, organizações não-governamentais e até mesmo pelo conselho de segruança da ONU, porém os EUA não poderiam abrir mão do principal assunto da agenda da sua política externa, a segurança nacional. Para eles, como o sistema é anárquico e não há um ator supranacional que “controle” o mundo, os Estados devem investir em armamentos e utilizarem-se do poder para a manutenção do equilíbrio de poder.
“Tanto o individuo como o Estado têm de julgar a ação política segundo princípios morais, tais como o da liberdade. Embora o indivíduo conte com o direito moral de sacrificar-se em defesa de tal principio moral, o Estado não tem o direito de permitir que sua desaprovação moral da infringencia da liberdade constitua um obstáculo à ação política vitoriosa, ela própria inspirada pelo princípio moral de