analise ferrografica
Análise Ferrográfica
É uma técnica de avaliação das condições de desgaste dos componentes de uma máquina, se divide em quantitativa e qualitativa:
. Quantitativa - trabalha especificamente com números de partículas que são encontradas suspensas no fluido.
. Qualitativa - trabalha com os tipos, as formas e composições químicas das partículas que são encontradas suspensas no lubrificante.
A análise ferrográfica é o modo que lhe especifica o real estado dos componentes de uma máquina e lhe ajuda com o monitoramento de um equipamento. Com o auxilio da mesma, podemos encontrar a peça que esta com o desgaste acima do normal, e assim evitando quebras inesperadas e prejuízos maiores.
O ferrógrafo é o aparelho utilizado na analise Ferrográfica, ele necessita de alguns componentes como ferroscópio, ferrograma e a bomba peristáltica para que haja uma análise bastante eficaz e correta do real estado do equipamento.
A bomba peristáltica leva o fluido coletado através de uma mangueira descartável sem que haja contato com este. O contato direto com a bomba pode prejudicar os resultados reais, já que a bomba é um elemento mecânico e consequentemente desprende partículas metálicas.
O ferrograma é uma lâmina de vidro ligeiramente inclinada que apresenta um imã debaixo para que as partículas que deslizam juntamente com o fluido fiquem presas na lâmina.
O ferroscópio é um microscópio que é crucial na análise ferrográfica, pois proporciona uma ótima visão dos formatos dos materiais e dos