Analise estrategica de uma granja suina
1.1 Conceitos
O conceito de estratégia, de uma forma geral, surge de diversas maneiras e depende do enfoque adotado por cada autor pesquisado. Para alguns a estratégia é adotada como uma ferramenta formal e imutável podendo apenas ser complementada, para outros se trata de meios informais, formais, mutáveis e imutáveis, para a organização estabelecer os objetivos.
Ansoff (1977), afirma que a estratégia e os objetivos descrevem conjuntamente, o conceito do campo de atuação da empresa, além de especificar o volume, a área e as direções de crescimento como pontos fortes na busca de rentabilidade. Dessa forma, o autor aborda o que uma empresa exportadora deve considerar ao elaborar uma estratégia de proporções internacionais.
Para Porter (1986), a estratégia competitiva é uma combinação dos fins (metas) que a empresa busca e dos meios (políticas) pelos quais ela está buscando chegar lá, podendo ser empregados como guias do comportamento global da empresa. Ou seja, os recursos para programar uma estratégia direcionada para o mercado externo devem interagir com os demais objetivos da empresa, a fim de que todas as partes envolvidas possam colaborar de forma sistêmica no alcance dos objetivos.
Mintzberg (2000), afirma que as estratégias são como guias explícitos para um comportamento futuro, onde descreverão o comportamento passado em ação com o passar do tempo. Dessa forma, os erros do passado se tornam oportunidades, e as limitações estimulam a criatividade. Evidencia-se ainda, que as experiências ou as tarefas cansativas são estímulos da mudança estratégica.
Porter(1999), descreve ainda que a estratégia é a criação de compatibilidade entre as atividades da empresa. Seu êxito dependerá do bom desempenho e da integração das atividades, criando uma posição exclusiva e valorizada, envolvendo um conjunto de diferentes atividades, daquelas exercidas pelos rivais ou desempenhar as mesmas, mas de maneira diferente. A estratégia se alicerça na