Analise Economica
1 INTRODUÇÃO 2
2 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO 3
3 BALANÇO PATRIMONIAL PASSIVO 4
4 ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL DO ATIVO 7
5 ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL DO PASSIVO 7
6 ÍNDICES DE LIQUIDEZ 8
6.1 Liquidez imediata 8
6.2 Liquidez Corrente 8
6.3 Liquidez Seca 8
6.4 Liquidez Geral 8
7 ÍNDICES DE RENTABILIDADE 9
8 ÍNDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAIS E ENDIVIDAMENTO 9
9 QUESTÕES 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa analisar as demonstrações financeiras, mais precisamente o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício da empresa Natura Cosméticos S.A.
Os métodos utilizados se baseiam na Análise Vertical e em indicadores.
A Análise Vertical é um processo comparativo, expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável, identificado no mesmo demonstrativo. Dispondo-se dos valores absolutos em forma vertical, pode-se apurar a participação relativa de cada item contábil no ativo, no passivo e na demonstração de resultados e a sua evolução no tempo.
Já o uso dos indicadores tem como finalidade principal permitir que se extraiam tendências e que se comparem índices com padrões pré-estabelecidos. A finalidade desse tipo de análise é, mais do que retratar o que aconteceu no passado, fornecer algumas bases para inferir o que poderá ocorrer no futuro.
As demonstrações analisadas compreendem os exercícios de 2011 e 2012.
A Natura Cosméticos S.A (“Natura”) foi constituída em 1969 é uma marca de origem brasileira, presente em sete países da América Latina e na França. Atua nos setores farmacêutico e de higiene, tendo como atividade o comércio atacadista de produtos de perfumaria. No Brasil, é líder de mercado nos segmentos de fragrâncias e cuidados com a pele. As vendas da Natura se dão de maneira direta, por meio de consultoras, não existindo pontos fixos de venda.
Em 2004, a Natura abriu seu capital, tendo como entidade administradora do mercado a