ATPS
A contabilidade evolui desde os simples métodos de escrituras baseado nas partidas dobradas até a sua ligação com os fundos econômicos da empresa.
A contabilidade contábil tem características como: entendimento aplicado nos patrimônios, pônderancia no valor econômico no lugar do simples valor e preço, demonstrações contábeis,a notificação na área de produtividade, ambiental e social.
A contabilidade pode ser estudada sobre as mais variadas ênfases, como ética social e comportamental, sistemática e histórica, mais a contabilidade é muito mais que qualquer uma dessas abordagens individualmente tomadas.
A contabilidade tem a capacidade de capturar e desenrolar, primeiramente fatores econômicos e financeiros, e sua capacitação e processamento segundo paradgmas de uma metodologia própria e potencializada racionalidade cientifica, tem também capacidade de capturar a ocorrência dos eventos econômicos e impactam em um determinado estudo de riqueza, depois a de precifica-lo e por ultimo, de comunicar seus efeitos.
A contabilidade está envolvida nas seguintes matérias: direito, economia, métodos quantitativos e a ciência da informação.
A contabilidade genuína, tem a sua pratica extremamente importante, que é a de servir como instrumento de avaliação da entidade e de seus gestores, de prestação de contas, desde como insumo básico para a tomada de decisão dos agentes econômicos, tanto interno quanto externo da entidade.
Essa matéria nasceu da necessidade dos empreendedores a procura de um modelo descritivo de sua evolução profissional para o mundo dos negócios.
A época do surgimento das partidas dobradas não se conhecia ainda o conceito de números negativos, surgido uma das maiores forças do método representado pela figura da dualidade debido/credito, os escrituradores da época desenvolveram uma espécie de nova teoria matemática com a figura do saldo devedor e credor para suprir o que faltava. Entre outras surgiu a consequência