Analise dos processos produtivos de uma industria de confecções
1.1- Caracterização do problema.
Conhecer o funcionamento, equipamentos utilizados e processo produtivo em uma fábrica de confecção.
Funcionamento de uma fábrica de confecção genérica e de uma fábrica especifica.
2.2 – Objetivos.
Geral: Apresentação das várias etapas e processos de produção de uma confecção e a organização do trabalho utilizado.
Especifico: Detalhamento dos principais processos produtivos.
Histórico.
As perspectivas para o setor de confecções são positivas no Brasil.
O segmento de moda e vestuário no Brasil está em plena fase de expansão e sem grandes barreiras de entrada.
Segundo Andrade Filho & Santos (1980) no período de 1900 a 1925, houve uma mudança na indústria de confecção: da confecção feita à mão passa-se gradativamente, para a confecção industrializada. Um dos fatores que contribuíram para essa mudança foi à introdução da divisão de trabalho. Isto é, a confecção de um artigo que antes era realizada de uma só vez, a partir da divisão de trabalho, passa ser executada em diferentes operações, fazendo com que cada uma delas fosse realizada por um operador, numa determinada máquina especializada.
Objetivos da indústria de confecção.
O setor de confecção pode ser dividido em dois segmentos: Um voltado para a moda e o outro voltado para produtos do lar, conhecido como cama, mesa e banho.
Existem indústrias que, embora se utilizem dos conhecimentos da indústria de confecção, não podem ser considerados como de confecção. É o caso, por exemplo, das indústrias de calçados, bolsas, chapéus, barracas, guarda-chuva, estofados e forrações. A utilização de costuras em tecidos, a necessidade de escolher o tipo de ponto mais apropriado para o tecido, a linha e a finalidade do produto, o uso de risco e corte, são operações de confecção utilizadas por essas indústrias. (ANDRADE
FILHO, J. & SANTOS, L. 1980)
Contratando costureiras ou trabalhando sozinho, o