Analise dos dados do caju
(Chamada CNPq/VALE S.A. Nº 05/2012 – Forma-Engenharia
TREINAMENTO DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROINDUSTRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS – IFG - CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA EM SECAGEM DE FRUTOS DO CERRADO
NOME DO COORDENADOR: Ivano Alessandro Devilla
Identificação do Projeto e Componentes
Título do Projeto: Treinamento de alunos do curso técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG- Câmpus aparecida de goiânia em secagem de frutos do cerrado.
Coordenador UEG: Ivano Alessandro Devilla;
Professor (s) (IFG): participante (s): Renata Cunha dos Reis; Carlos Rangel Otto;
Alunos do ensino médio (IFG): Matheus Oliveira Rezende; João Paulo Lima Magalhães; Raquel Rodrigues Neves.
Alunos graduandos em Engenharia Agrícola: Nicole Balestra de Pina; Pedro Henrique Tolentino; Paula Bonassoli dos Santos Batista Ribeiro.
1. INTRODUÇÃO O Cajueiro(Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical, originária do Brasil, nativo da região litorânea, mas dispersa em quase todo território nacional. A Região Nordeste, com uma área plantada superior a 650 mil hectares, responde por mais de 95% da produção nacional, sendo os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia os principais produtores (AUTOR, ANO????).
O caju é classificado como fruto não climatérico, caracterizado pelo fato de que após a colheita ocorre decréscimo contínuo na taxa respiratória, não havendo aumento na produção de etileno, nem modificações no amadurecimento. Por isso, é necessário a colheita do fruto maduro, pois o mesmo pode se tornar impróprio para consumo (AUTOR, ANO????)..