Analise dos cenários do Macroambiente
Antes de iniciar a explanação sobre a importância desse tema, vamos definir o que é Macroambiente? O macroambiente nada mais é que as forças ambientais externas a empresa, as quais a organização não possui controle, porém podem e devem monitorá-las e adaptar-se as mesmas. Chamadas de PESTN´s, são as forças políticas, legislativas, econômicas, sócias/culturais/demográficas, tecnológicos e naturais. É altamente importante que as organizações estejam atentas e monitorem essas forças ambientes altamente mutáveis. As PESTN´s são capazes de trazer consigo uma série de ameaças e desafios, como também várias novas oportunidades de negócios, além de oferecer a administração uma leitura mais clara de potencias variáveis e facilitar a tomada de decisões.
A economia talvez seja a variável mais fácil de monitorar, pois é amplamente divulgada, basta entender sua linguagem. Compreender os padrões que afetam o poder de compra das pessoas é de suma necessidade, bem como entender se a organização atua em um país de economia de subsistência ou em um país de economia industrial, a distribuição de renda é outro fator importante para saber o que produzir, como produzir e ofertar ao nicho de atuação.
Uma intervenção política do governo pode atingir direta ou indiretamente uma organização, seja através do incentivo fiscal ou da regulação do governo para com o ramo de atividade da organização. Uma nova lei criada pode limitar uma atividade empresarial ou inviabilizar a ação das organizações. Essas forças são dirigidas por órgãos governamentais e grupos de pressão, há mesmo em uma economia neoliberal a necessidade de regulamentação do mercado, para principalmente assegurar a livre concorrência e a quebra de monopólios, assegurando a condição de comparação e opção dos consumidores entre os concorrentes de produtos similares.
As empresas devem estar atentas à cultura, a demografia, o estilo de vida, as crenças e atitudes