Analise do texto de Bernardete A. Gatti “Enfrentando o desafio da escola: Princípios e desafios para a ação” e Lei nº 9394/96 (LDB).
SECRETARIA DO ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES E LACERDA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
DISCIPLINA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
DOCENTE: TERESA DE PAZOS DA SILVA
DISCENTE: IZABEL DO CARMO PEREIRA
Analise do texto de Bernardete A. Gatti “Enfrentando o desafio da escola: Princípios e desafios para a ação” e Lei nº 9394/96 (LDB).
Pontes e Lacerda-MT
OUTUBRO/2013
Neste trabalho analisaremos o texto da autora Bernardete Gatti, “enfrentando o desafio da escola: Princípios e diretrizes para ação” este trabalho mostra pontos críticos vividos pela escola e mudanças que necessitam serem feitas para melhoria da realidade escolar, como também o direito a educação básica, e apartir desse posto propõe ações que possam aprimorar o crescimento da escola.
Segundo Gatti “é clássico nos discursos e planos educacionais a enfase no direito a educação basica, apoiada nas mais diversas razões. Em geral, tal atitude visa a gerar ou consolidar compromissos do Estado e de diversas instancias sociais para com essa educação”, de fato esses compromissos que estão inseridos nos planos e diretrizes escolares não se concretizam , e é nesse ponto que devemos nos atentar pois ficar só no discurso pode nos trazer varios riscos, como privilegiar um aspecto particular como se fosse o principal, podemos ter como exemplo o processo de modernização industrial, outro risco vem das carencias com as orçamentarias, com a idéia de que as ementas que tem a se realizar para a escolarização universal é impossivel para os cofres publicos, dessa forma continuam pertinentemente a frizar as mudanças para a escola, mas isso não sai do papel. Nesse sentido a autora propõe uma mudança de foco e atenção, deixando por exemplo de focar na escola enquanto estrutura e sim focar no cotidiano escolar, para dessa forma trazer melhorias de modo geral.
É, pois, importante, primeiro pensar a escola que se quer