ANALISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II
1. INTRODUÇÃO 3 REFERENCIAS 6
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho pretende-se discutir questões referentes à elaboração do Projeto Político Pedagógico para ser a identidade da escola, explicar e compreender o seu significado, qual sua relação com ela e fazer uma reflexão sobre alguns pressupostos que devem orientar esta proposta pedagógica.
2. DESENVOLVIMENTO
Na tentativa de uma síntese, pode-se dizer que a palavra projeto faz referência a ideia de frentes um projetar, lançar para, a ação intencional e sistemática, onde estio presentes: a utopia concreta/confiança, a ruptura/continuidade e o instituinte/instituído. Segundo Gadotti (apud Veiga, 2001, p. 18), Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.
E o projeto com a qualificação de pedagógico, qual é o seu significado? De repente, em meados da década de 90, a ideia de projeto pedagógico vem tomando corpo no discurso oficial e em quase todas as instituições de ensino espalhadas nesse imenso Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/94), em seu artigo 12, inciso I, prevê que "os estabelecimentos