resolução
O QUE A CARÊNCIA DE SAIS MINERAIS PODE CAUSAR NOS ANIMAIS ?
EM RUMINANTES:
Magnésio: Tetania magnesiana ou Tetania das Pastagens ou Hipomagnesemia é uma doença metabólica complexa afetada pela composição mineral das forragens, propriedades do solo, práticas de fertilização, estação do ano, temperatura. A doença ocorre em função dos menores níveis de Mg em plantas no estádio vegetativo, em relação aos níveis de Potássio (K), que pode ser maior em função de níveis elevados de adubação. Outros sintomas são diminuição do crescimento, incoordenação, mastigação e hipersalivação.
Potássio: Redução e depravação do apetite (podem lamber os pêlos de outros animais, lamber o piso e divisórias), redução no consumo de água, diminuição do crescimento, fraqueza muscular, baixa elasticidade da pele, diminuição do brilho dos pêlos, degeneração de órgãos vitais.
Sódio: O primeiro e principal sintoma e o apetite depravado. Com vacas leiteiras de alta produção, devido ao elevado teor de Na no leite (0,38%) um desbalanço em sal pode levar rapidamente a deficiência. Outros sintomas são a perda do apetite, diminuição do crescimento, perda de peso, incoordenação motora, arritmia até a morte.
Ferro: Mais provável de acontecer com animais jovens e lactentes em função da baixa concentração de Fe no leite. Os principais sintomas são: anemia (pode ser causada por parasitismo, principalmente interno), diminuição do ganho de peso, apatia, dificuldade respiratória após exercício leve, diminuição da resistência a doenças.
Cálcio: raquitismo em animais jovens e osteomalácia em adultos, fratura dos ossos, má formação dos ossos, redução do crescimento, perda de peso, redução no apetite (consumo), diminuição do desempenho reprodutivo(provavelmente a maior perda insensível). Os sinais de deficiência não são facilmente reconhecidos exceto em casos muito agudos.
Fósforo: Uma baixa concentração de P no