analise do passeio maritimo de alges
LOCALIZAÇÃO NA REGIÃO:
Algés é uma povoação do concelho de Oeiras. Faz fronteira com o concelho de Lisboa e devido a facto beneficia com as curtas distancias entre as principais zonas centrais dos dois concelhos.
De notar a sua proximidade com a zona de Belém, altamente turísticas devido aos vários monumentos e museus.
No concelho de Oeiras, Algês fica próximo do Centro Empresarial de Miraflores, da Zona Industrial de Alfragide e do Estádio Nacional do Jamor.
LOCALIZAÇÃO NA FREGUESIA:
Algés é uma Freguesia portuguesa do Concelho de Oeiras, com 1,92 km² de área e 19 540 habitantes (2001).
Densidade: 10 124,4 hab/km².
Ao nível da freguesia, de notar a presença da estação ferroviária e o terminal rodoviário, que compõem uma importante centralidade.
Existe também o Aquário Vasco da Gama, que atrai muitos turistas; o Centro Clínico Champalimaud, que atrai importantes quadros superiores e o Estádio Nacional do Jamor, que atrai muitos desportistas.
USOS DO SOLO:
A zona é praticamente constituída por quatro tipos de usos do solo: Zona Residencial; Zona de Equipamentos; Zona Histórica; Zona
Natural. Esta informação está presente no Plano Director Municipal de Oeiras, onde estão presentes as regras especificas atribuídas a cada uma.
CARACTERIZAÇÃO DO EDIFICADO:
Em relação ao edificado, a área envolvente à zona do projecto é muito heterogénia. Esta é composta tanto por edifícios multi-familiares, de 4 a 6 pisos; edifícios uni-familiares, no máximo com 2 pisos e até palacetes de famílias abastadas, rodeados por jardins densamente arborizados. É uma zona muito bem conservada e preservada pois são raros os edifícios devolutos e em risco de ruína.
SISTEMAS DE VISTAS:
A partir do local destinado ao projecto podemos observar vários elementos bastante distintos. A Norte iremos encontrar palacetes rodeados de vastos jardins densamente arborizados. A Oeste podemos observar toda a Linha de Cascais e os edifícios densamente