analise do filme tropa de elite
Etapa 1 : Obra de Jean-Baptiste Debret
Caixa Cultural expõe obras de Debret em Salvador
Quando estava no colégio e estudava história, uma das minhas preferidas, me deliciava com as ilustrações do livros que mostravam acontecimentos de séculos passado. Algumas eram reproduções de pinturas de Debret, que ilustravam dez entre dez livros de história do Brasil. Paisagens, construções, vestimentas, aspectos sociais, estava tudo ali. Pois estas obras serão, agora, apresentadas em Salvador na mostra “Debret - Viagem ao sul do Brasil”, que será inaugurada nesta terça-feira, 13, na galeria da Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes, centro antigo)
Jean-Baptiste Debret foi um importante artista plástico, pintor e desenhista francês. Nasceu em 18 de abril de 1768, em Paris, e faleceu na mesma cidade em 28 de junho de 1848. Debret integrou a Missão Artística Francesa que chegou ao Brasil em 26 de março de 1816. Suas obras formam um importante acervo para o estudo da história e cultura brasileira da primeira metade do século XIX.
Juventude e Inicio de sua Carreira
Filho de Jacques Debret, funcionário do parlamento Frances e estudioso da História Natural e Arte, e irmão de François Debret (arquiteto), era primo de Jacques-Louis David. Foi aluno da Escola de Belas Artes de Paris, na classe de Jacques-Louis Debret. Em 1791 ganhou seu segundo premio de Roma com a tela Régulus voltando a Cartago.
A Revolução Francesa necessitava de engenheiros que entendessem de fortificações; foram, então, selecionados alguns dos alunos mais brilhantes para o curso de Engenharia. Debret foi um dos escolhidos, tendo estudado engenharia por cinco anos, seguindo a tradição da família, na École Nationale des Ponts et Chaussées.
Depois de formado, em janeiro de 1795 foi contratado como desenhista da terceira classe na École centrale des Travaux Publics extinta e ele deixa a escola a École Polytechnique.
Mas apesar de