analise do filme quanto vale ou por quilo comparativo com a exclusão social
Interdisciplinar da Escola
O Serviço Social é uma profissão histórica e socialmente determinada, que atua nas variadas expressões da questão social. Tem, como um dos seus princípios, a ampliação e consolidação da cidadania; por meio desse trabalho, o Serviço Social busca uma abordagem ao usuário como cidadão e sujeito de direito e integrante de diferentes segmentos da classe trabalhadora.
O assistente social desenvolve sua intervenção pautada no Código de Ética da profissão,e em consonância com os princípios do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, que visa à universalidade, integralidade, equidade, participação social e à descentralização. O profissional de Serviço Social necessita ter uma visão ampla da situação, procurando não tomar partido e, sim, entender a necessidade de cada parte, juntando-as.
Para se ter essa visão ampla, é necessário que o assistente social tenha um conhecimento do histórico de cada situação, ou seja, na escola, conheça o diagnóstico da família para conhecer a origem do elemento em estudo.
Para que se tenha um resultado vantajoso da equipe interdisciplinar, no âmbito escolar, torna-se necessário que o assistente social deixe bem claro o diagnóstico obtido no âmbito familiar, para que a equipe possa desenvolver um trabalho van tajoso e positivo, levando-a a pensar em como abordar tal situação e de que forma fazer com que possam entender “o porquê” se deve seguir uma orientação. Qual a melhora que refletirá no desenvolvimento de seu(ua) filho(a). E quanto à insatisfação por parte da família com a equipe, é necessário que o assistente social possa acolhê-la e saber ouvir, observar e entender qual é a queixa e a insatisfação, levando sempre um retorno do que se foi detectado.
No que se refere às práticas de intervenção social, faz-se necessário uma postura interdisciplinar. A ação social, seja ela comunitária, institucional ou governamental, interfere, quas e sempre, nas