Analise do filme Laranja Mecânica com os princípios e conceitos da Teoria Behaviorista
O filme Freud além da alma, nos mostra os momentos difíceis que Freud viveu no início de sua carreira. Nos é mostrado as descobertas de Freud com as suas próprias experiências e a teoria que ele desenvolveu sobre o Complexo de Édipo.
Freud começa o filme internando uma pessoa com histeria. Freud, junto de Breuer, pesquisou os mecanismos da histeria e falou em sua teoria que essa neurose era causada por lembranças reprimidas. Freud vê Charcot, fazer um teste com duas pessoas histéricas, utilizando a hipnose. Ele faz com que os histéricos eliminem seus problemas causados por traumas e depois faz eles terem outros problemas, apenas dando ordens enquanto os mesmos estavam hipnotizados. Assim concluímos que a hipnose, tanto elimina como cria sintomas. Brauer convida Freud para trabalhar ao seu lado e Freud começa a trabalhar com os histéricos.
Freud se assusta com um jovem que diz em hipnose que matara o pai porque amava a própria mãe, Freud acaba pedindo para que ele se esqueça do que ele tinha dito.
O pai de Freud acaba morrendo, e ele não consegue entrar no cemitério, onde acaba desmaiando e tem um pesadelo. Ele conversa com Brauer para tentar achar a ligação. Freud começa a tratar uma jovem que Brauer descartara de seus experimentos.
Freud tenta buscar saber em que ponto da história daquela jovem ocorreu o trauma, e cada vez mais ele via um trauma na infância, novamente tem o problema da repreensão sexual ter sido na infância. Freud segura uma pulseira da mãe em formato de cobra que faz sonhar e volta a pensar em quando ele era criança e o que acontecerá para ele ter aquele ataque na frente do cemitério. Ele se lembra dos sonhos e vê a mãe, que o deixou sozinho em uma noite para ir dormir com seu pai, ele ficou triste e queria a mãe ali ao seu lado. Ele pega um diário para ler, um que era dos tempos de seu estudo. Freud vê que havia escrito: “o falso é às vezes a verdade de cabeça para baixo”,então ele começa a