ANALISE DO CONTO "O SUAVE MILAGRE" DE EÇA DE QUEIROZ
Patrícia das Chagas Brito
Patrícia Lopes de Souza
Rebeca Barbosa Lima de Oliveira
Professora Maria das Graças Meirelles
Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Letras com Espanhol – Literatura Portuguesa II
RESUMO
Por meio de pesquisas realizadas acerca do escritor Eça de Queirós, este trabalho pretende analisar o conto “O Suave milagre”, de sua autoria, na tentativa de evidenciar dentro de sua obra características do Realismo, escola literária da qual fez parte. Para tanto, a análise busca embasamento em textos da Bíblia Sagrada, bem como na leitura de outro conto de Eça, “O Tesouro”, proposta pela escritora Alana Freitas em seu livro: “Singularidades narrativas. Uma leitura dos contos de Eça de Queirós”.
RESUMEN
Por medio de investigaciones realizadas acerca del escritor Eça de Queirós, este trabajo pretende analizar el cuento “El Suave milagro”, de su autoría, en el intento de evidenciar, dentro de su obra características del Realismo, escuela literaria de la cual hizo parte. Para tanto, el análisis va a basarse en textos de la Biblia Sagrada, bien como en la lectura de otro cuento de Eça, “El Tesoro”, propuesta por la escritora Alana Freitas, en su libro: “Singularidades narrativas. Una lectura de los cuentos de Eça de Queirós”.
INTRODUÇÃO
José Maria Eça de Queiroz, considerado um dos maiores escritores da literatura portuguesa, nasceu na Póvoa de Varzim no ano de 1845 em Portugal. Formado em direito, e exerceu a profissão por um tempo até ingressar na carreira diplomática, onde se dedicou à literatura, em especial aos romances e aos contos.
Suas obras foram escritas sobre a forte influência do Realismo, porém características típicas do Naturalismo e principalmente do Romantismo estiveram sempre presentes em seu trabalho. O autor está sempre a oscilar entre a fantasia e o real, deixando nitidamente clara sua transição de uma escola literária para outra. Com relação à fantasia, por ser leitor