Analise demostração financeira
A Demonstração do Resultado do Exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empesa em determinado período (12 meses). É apresentada de forma dedutiva (vertical), o seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).
Receita Sentido vertical (-) Despesas (dedutivo) ______________ Lucro ou Prejuízo
A DRE pode ser simples para micro ou pequenas empresas que não requeiram dados pormenorizados para a tomada de decisão, como é o caso de bares, farmácias, mercearias. Deve evidenciar o total de despesas deduzido da receita, apurando-se, assim, o lucro, sem destacar os principais grupos de despesas.
A DRE completa, exigida por lei, fornece maiores minúcias para a tomada de decisão: grupos de despesas, vários tipos de lucro, destaque dos impostos etc. Neste capitulo será abordado o modelo completo, embora não se pretenda esgotar o assunto.
DRE (simples)
DRE (completa)
Receita V
(-) Despesa E
-------------------
Lucro ou Prejuízo
Receita (-) Deduções (-) Custos (-) Despesas (-) ________ ________ -------------------------- Lucro ou Prejuízo
5.3 DETALHES DE INFORMAÇÃO DA DRE
A preocupação na elaboração de um Relatório Contábil é a riqueza de detalhes, sem complicações, no sentido de propiciar um maior número de informações para a tomada de decisões. As parcelas dedutivas (subtrativas), que grosso modo chamamos de despesas, são agrupados de acordo com suas características.