Analise de A Banda de Chico Buarque
A Música foi escrita para o público em geral, Chico com a Letra de A Banda tenta alcançar várias faixas etárias de idade, levando em consideração que o país na época, estava passando por uma situação que atingia todos e todas, pois estávamos no Regime Militar, época de repressão, da não liberdade de expressão, onde a população se sentia triste e presa aos mandos e desmandos dos militares.
Aspectos Linguísticos:
Com uma letra que buscava o lirismo das cantigas populares e diferenciava-se das pesadas músicas de protesto da época, A Banda ganhou seu espaço levando, como bem disse Carlos Drummond de Andrade, o "amor" como vacina "contra o feio, o errado, o triste, o mau, o absurdo" que os brasileiros presenciavam na época da Ditadura.
Uma das características d'A Banda é seu ritmo pausado, cantarolado, que facilita a apreensão da letra e da melodia, sendo um dos motivos pela popularidade dela.
A linguagem é simples, oral, narrativa.
Aspectos Contextuais:
A música é retratada numa pequena cidade do interior do país, onde toda a população entristecida se alegra em ver uma banda passar pela cidade levando, cantando coisas de amor. Chico mostra algo que nossa gente estava precisando na época (meados dos anos 60), pois naquela época tudo era proibido e o povo não tinha liberdade de escolha, e o interessante demonstrado na música é a retratação de uma cidade pequena, onde a tristeza fazia morada, mesmo não sendo um grande centro, onde a revolução acontecia com mais intensidade, a repressão da época atingia os lugares mais distantes do nosso país, e colocar uma banda de música representando coisas de amor, foi no mínimo uma genialidade, já que as mesmas na época saiam às ruas na intenção de tocar música de guerra, de luta a favor da ditadura (toques da força militar).
Aspectos Culturais:
Ao analisarmos a músicas A Banda de Chico Buarque de Holanda, veremos que possue uma forma de protesto, é possível notar o recorte de