Analise de valor
Definição: Método de competitividade organizado e criativo, visando a satisfação da necessidade do utilizador, baseado num processo específico de concepção, simultaneamente funcional, económico e multidisciplinar. A análise do Valor é um método, o que significa que é um conjunto de ferramentas organizadas entre si e percorrendo uma série de fases, que constituem um plano bem definido de atividades. O conceito de Função tal como é utilizado na Análise do Valor constitui um elemento promotor da inovação, alargando o campo de pesquisa de novas soluções. A referência ao Valor de um produto ou de uma solução põe sempre em confronto a satisfação de necessidades (desempenho de funções) e o custo (consumo de recursos). A multidisciplinaridade realiza-se pela participação no processo, simultaneamente, de pessoas de competências diversas, trazendo para a concepção e definição de produtos os vários pontos de vista e experiências. Cada ação de Análise do Valor é realizada dentro de um contexto, que constitui um quadro de oportunidades e constrangimentos que devem ser claramente conhecidos logo na primeira fase do processo.
Custos supérfluos
A analise de valor tem nas suas premissas alguns propósitos:
- Conseguir meios de isolar o que é superfluo do realmente é necessário em matérias de custos, sem prejudicar a performance do produto;
- Custos superfluos, são os custos que não contribuem para a performance do produto e contribuem para onerá-lo;
As causas de custos superfluos podem ser identificados em tres classes:
- Condicionamento mental : falta de informação, falta de idéias, crenças erradas, circunstancias temporárias e habitos e atitudes, resistencias as mudanças.
- Obstrução Mental : Fixação em uma só solução ou tipo de solução
- Comunicação e Falhas: Falta de comunicação a quem de direito., no momento devido
Objetivos da analise de Valor
Minimizar o custo mantendo o desempenho e sempre chegar a soluções multiplas melhoradas para o produto