Analise de valor e filosofia just int time
Questionamentos – Adequação AV e JIT.
Defesa do autor – AV e JIT conduzem a uma mesma direção: produção enxuta.
Argumentos centrais;
Enfoque principal em processos e serviços.
Enfoque paralelo a produtos.
O autor aborda uma questão muito corriqueira do nosso dia a dia co relacionando produtos, processos e serviços fazendo destes tópicos uma análise ás filosofias de trabalho Análise de Valor e Just in Time.
O que se vê no texto é que o autor procura uma reorganização do ambiente produtivo no intuito real de eliminação de desperdícios visando o melhoramento contínuo dos processos de produção e paralelamente a isso a velocidade na entrega dos processos, a qualidade e o preço dos produtos.
As filosofias buscam um sincronismo entre produzir, vender e entregar sem gerar estoque. Esta filosofia cresceu no Japão e por lá deve funcionar, nós ocidentais fomos acostumados a produzir, vender e entregar na mediada que o mercado nos impulsiona a isso, mas como temos um mercado muito instável sou meio cético com relação á esta adequação.
O autor defende a correlação entre as duas filosofias – Análise de Valor e Just In Time. Aborda que a AV serviu de referencial para o JIT, é como se o JIT simplificasse o AV com relação aos processos sem fazer as referências diretas ás técnicas AV.
O objetivo das filosofias é a entrega dos produtos e serviços, na hora certa para uso imediato, com o objetivo principal a busca contínua pela melhoria dos processos produtivos que só será obtida com a redução dos estoques. Gostaria de complementar, em tópicos o que o autor quis dizer, aliás, 03 idéias básicas.
Integração e otimização – Eliminar o que não agrega valor ao processo.
Melhoria contínua – Busca pela perfeição.
Entender o cliente – Atender as necessidades destes, da qualidade, prazo de entrega e custo.
Trabalho em uma empresa grande na qual a demanda da área comercial ultrapassa a demanda de produção, ora, isso