Analise de sistemas
A evolução da sociedade influência na evolução nos modelos de gestão.
A passagem da sociedade industrial para a sociedade da informação e do conhecimento têm levado as organizações a novas formas de gestão e consequentemente novos modelos são propostos por teóricos internacionais e internacionais, esses modelos estão sendo desenvolvidos e aplicados nas práticas gerenciais das orgnizaçãoes.
Diante das peculiaridades de cada organização não é possível adaptar integralmente um modelo a nenhuma organização, assim um dos diferenciais dos gestores de sucesso é saber identificar as necessidades da organização e combinar dois ou mais modelos, desenvolvendo oque mais se adapta a sua organização.
Relato histórico dos modelos de gestão
Diferentes modelos nasceram das necessidades internas das organizações diante das necessidades internas, de se manterem competitivas e de acompanhar a evolução da sociedade de sua época onde estão inseridas.
O modelo racionalista consistia na divisão do trabalho, especialização das tarefas, definição de regras e procedimentos operacionais, na especificação das funções e responsabilidade de cada empregado .
Diante das implicações excessivas dos racionalistas foi desenvolvido um modelo que valoriza o homem , as relações humanas no trabalho, que questiona o modelo tradicional de autoridade e uma nova proposta na qual as pessoas e os sentimentos são estudados e valorizados.
Com as criticas ao modelo de relações humanas as empresas passam a ser chamadas de sistemas abertos. Surge então o modelo participativo de gestão, onde as variáveis do ambiente externo são consideradas importantes.
Surgem também modelos de gestão da literatura que são absorvidos pelas organizações, como o modelo de “Excelência” de Peter e Waterman, que inspirou os pesquisadores Archier e Serieyx a descreverem o funcionamento das empresas modernas como empresas de terceiro tipo em oposição as empresa Taylorianas