Analise de rouquié. o extremo- ocidente
1 - Indicação Bibliográfia
IOKOI, Zilda Márcia Gricoli; BITTENCOURT, Circe Mari. Educação na América Latina. Rio de Janeiro: Expressão Ecultura; São Paulo: EDUSP, 1996
2 - Circe Maria Fernandes Bittencourt
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1967), pós-graduação em Metodologia e Teoria de História pela faculdade de Filosofia, - USP (1969), mestrado em História Social pela - USP (1988) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor pós-graduação da Faculdade de Educação USP e da Pontificia Universidade Católica- SP. Desenvolve pesquisas atualmente sobre a história dos livros didáticos, mantendo a organização do banco de dados LIVRES referente aos livros didáticos brasileiros de 1810 a 2007, sobre ensino de historia e história da educação, em especial história da educação indígena. (Fonte: Currículo Lattes)
3 - Tema do Artigo:
O Percurso Acidentado do Ensino de História da América
4 – Balizas Regionais e Cronologias ( datas de pesquisa e Local)
1. Cf. Programa do Curso Fundamental de 1931. Colocado em apêndice no trabalho de Guy de Hollanda – Um Quarto de Século de programas e Compêndios de História para o ensino Secundário Brasileiro – 1931 – 1956. Rio de janeiro, INEP-MEC, 1957.
5 – Fontes de pesquisa sobre o artigo.
Livro Rocha Pombo, Compêndio de História da América, Rio de Janeiro, Lammert & C. Editores, 1900
Parecer de 4 de agosto de 1987 da Diretoria Geral de Instrução Pública Municipal de Rio de Janeiro.
Rocha Pombo, op. Cit, p.86
6 – Bibliográfia de apoio.
José Luiz Beired, Katia Gerab e M. Angélica C. Resende C., “Os Problemas do Ensino de História da América”, in Anais do Srminário – Perspectivas do Ensino de História, São Paulo, FEUSP, 1988, pp. 210-228.
José Martí, Nuestra América, Buenos Aires, Editorial Losada, 1938, p.