Analise de Requisitos II - Sistemas
Requisitos Visando a Melhoria Dos Processos de Software
Ana Elizabete Souza de Carvalho, Helena Cristina Tavares, Jaelson Brelaz Castro
Centro de Informática, Univesidade Federal de Pernanbuco
{ana-elizabete.carvalho, helena-cristina.tavares}@serpro.gov.ar, jbc@cin.ufpe.br
Resumo. A indústria de software vem demonstrando crescente interesse em engenharia de requisitos, isto é, entender o que se deseja construir antes de começar a fazê-lo. Estão percebendo que o tempo utilizado no entendimento do problema é um excelente investimento. Os requisitos de software são a base a partir da qual a qualidade é medida. Desta forma, a falta de conformidade aos requisitos significa falta de qualidade. O modelo de avaliação de maturidade do processo de desenvolvimento CMM (Capability Maturity Model) considera o gerenciamento de requisitos como sendo uma das primeiras etapas para alcançar a maturidade organizacional, e para haver o gerenciamento é preciso que o processo de desenvolvimento de requisitos esteja implantado na empresa.
Desta forma, para se alcançar a gerência de requisitos é necessário que os requisitos tenham sido definidos, e é importante que a empresa também possua seus processos de desenvolvimento de requisitos definidos.
Este artigo tem por objetivo definir uma estratégia para a implantação dos processos de desenvolvimento e gerenciamento de requisitos para os projetos de desenvolvimento e manutenção de software sob responsabilidade do SERPRO, estabelecendo um entendimento comum entre o cliente e a equipe de projeto quanto aos requisitos que serão atendidos no projeto de software.
Palavras chaves: requisitos, processos, gerenciamento.
1. Introdução
Ultimamente tem havido um grande interesse na comunidade de engenharia de software na melhoria do processo. As empresas precisam medir a sua capacidade de desenvolver software com qualidade. Para isto, estão utilizando o modelo CMM