programa 5 s
Introdução 2
Objetivos 2
Justificativa 4
Significado de cada Senso 5
Implatação 10 Considerações finais 17
Referências 18
Introdução
A gestão da qualidade é primordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição e para viabilizar o controle de atividades informações e documentos. A meta é a boa prestação de serviços, de forma eficiente e dinâmica para que o solicitante fique satisfeito, sendo este cliente interno ou externo.
O termo “Senso de” significa "exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender". Significa ainda a "aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular”.
O programa “5S” tem aplicabilidade diversos tipos de empresas e órgãos, inclusive em residências, pois traz benefícios a todos que convivem no local, melhora o ambiente, as condições de trabalho, saúde e higiene e traz eficiência e qualidade.
O método foi à base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas, surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competividade. Além disso, havia muita sujeira nas fabricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma “limpeza”. O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial. O programa tem este nome por se tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porem essenciais e que fazem a diferença no sistema da qualidade.
É possível eliminar o desperdício em cinco fases, com base no método “5S”. Foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para a implantação da Qualidade Total naquele país. Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni.
Objetivos
1.1 Objetivo Geral
O presente material tem como missão acadêmica descrever o programa 5s mostrando as respectivas funções de cada senso, tornando o local de trabalho ou a nossa