Analise de regressão hipsometrica
1. INTRODUÇÃO
SOARES et al. (2004) a altura das árvores é uma variável indispensável para a realização de analises de povoamento florestal. A obtenção da altura dos indivíduos é uma atividade bastante, pelo fato de estar diretamente ligada a obtenção do volume das árvores. Vários são os modelos biométricos destinados a estimar a características como altura e volume para entendimento do crescimento da floresta, cada vez mais os modelos estão sendo aprimorados para fornecer um maior detalhe da variável estudada.
A relação hipsométrica tem a função de estimar com maior precisão possível a altura das árvores do povoamento, a melhor precisão possível está ligada a necessidade de etr uma variável com certo nível de detalhamento para diminuir o erro de estimação de volume por exemplo. Desse modo a relação hipsometrica irá ter um impacto direto na redução de custo de inventario (BATISTA, 2001).
BARROS et al.(2004) relata que vários são os fatores que devem ser considerados para a construção dos modelos de relação hipsometrica tendo em vista que fatores influenciam na relação, como posição sociológica, sítio, idade, densidade e práticas silviculturais em geral.
Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar a melhor relação obtida a partir de modelos clássicos encontrados na literatura.
2 OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral Analisar de acordo com os parâmetros estabelecidos quais equações hipsometricas, estimam com mais precisão a altura das árvores do banco de dados.
2.2 Objetivo especifico
Manipular com maior facilidade o software R Statistical ®;
Ajustar equações de relação hipsometrica no software R Statistical ®;
Analisar o desempenho das equações de acordo com os resultados gerados.
Discutir os resultados encontrados.
3. MATERIAL E MÉTODOS
3.1 Base de dados A base de dados é proveniente de um povoamento de Eucalipto com 21.623