Analise de problematica
Solucionar problemas e tomar decisões são atitudes indispensáveis para o sucesso pessoal e das organizações. Na rotina de cada um, seja no trabalho ou em casa, nos deparamos com:
• problemas complexos e multidímensionais
• problemas técnicos e de desempenho que precisam ser resolvidos
• decisões e escolhas que precisam ser feitas
• riscos que devem ser evitados
• prioridades nem sempre objetivas
Um dos segredos para o sucesso é dominar uma abordagem básica que possa ser utilizada em cada uma das situações acima, que permita seu uso tanto em grupo como individualmente e seja flexível, o suficiente, para ser usada em qualquer tipo de situação.
Métodos para definir prioridades, escolhas, avaliar riscos e achar a causa de problemas têm sido desenvolvidos e aprimorados por séculos. Desde Aristóteles até os gerentes de hoje, vem-se utilizando e aprimorando sistematicamente a “Arte de
Gerenciar”.
Ciclo PDCA e 5S
O método PDCA que se baseia no controle de processos, foi desenvolvido na década de 30 pelo americano Shewhart, mas foi Deming seu maior divulgador, ficando mundialmente conhecido ao aplicar nos conceitos de qualidade no Japão (MILET,
1993; BARRETO, 1999).
Neste sentido a análise e medição dos processos é relevante para a manutenção e melhoria dos mesmos, contemplando inclusive o planejamento, padronização e a documentação destes.
O uso dos mesmos pode ser assim relatado:
a. P (Plan = Planejar)
Definir o que queremos, planejar o que será feito, estabelecer metas e definir os métodos que permitirão atingir as metas propostas.
No caso de desenvolvimento de um Sistema de Informação, esta atividade pode corresponder ao planejamento do Sistema.
b. D (Do = Executar)
Tomar iniciativa, educar, treinar, implementar, executar o planejado conforme as metas e métodos definidos.
No caso de desenvolvimento de um Sistema de Informação, esta atividade pode corresponder ao desenvolvimento e uso do