Analise De Kaspar Hauser
ACADÊMICA: Marina Ribeiro de Oliveira PROFESSOR (A): Leila Carine Trindade MATÉRIA: Filosofia
SEMESTRE: I
“O ENIGMA DE KASPAR HAUSER”
É uma obra cinematográfica onde relata uma visão sobre a humanidade fazendo reflexões de vida, mostrando sobre tudo a cultura e desenvolvimento psicológico do indivíduo. O filme mostra em diversos momentos o desenvolvimento mental após o cativeiro. Vítima de violências por uma pessoa aparentemente desconhecida onde viveu situações difíceis até ser encontrado por outro homem.
Este trabalho analisa o percurso de desenvolvimento de Kaspar Hauser, um personagem que quando encontrado com supostamente 15 anos, onde não falava, nem andava e não se comportava como humano. Apesar de muitas hipóteses e suspeitas, não descobriram sua origem.
O filme me parece interessante, pois permite a reflexão de variados conceitos com os quais trabalhamos na disciplina “entre os saberes docentes e os aprenderes discentes”; as noções de crenças e hábitos. Essa abordagem mostra todas as formas de linguagem, sejam elas verbais e não verbais. Em momentos do filme Kaspar Hauser em que é confrontado por alguém, ele se mostra muito mais sensato que os homens educados, porém, Kaspar é convidado para uma festa onde o senhor que o convidou tem intenção de adotá-lo, Kaspar não consegue passar uma boa impressão e não se sente bem no ambiente, e é ae que ele sofre um atentado e é auxiliado pelo professor que leva para casa e cuida para que ele se recupere. Sofrendo um segundo atentado, mesmo machucado ele procura o professor onde conta o que passou, mas é ae que Kaspar não resiste. Kaspar Hauser morreu rodeado pelos mais próximos durante sua vida em sociedade, deixando em segredo sua verdadeira origem.
Esta obra é repleta de simbolismo, a importância do aprendizado da linguagem para o bom relacionamento. Assim, analisando o caso de Kaspar, somos levados a pensar que não apenas o sistema perceptual, mas as