analise de investimentos
Etapa 1
Tipos de Investimentos
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem.
Investimento Público: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. Os investimentos públicos a fim de gerar não têm por objetivo gerar retornos monetários, mais sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.
Investimento Privado: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos são fabricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, shopping centers, dentre outros.
Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário.
Alguns exemplos são a Petrobrás e o Banco do Brasil.
ETAPA 1
Principais opções de aplicações financeiras no Brasil são:
CDB: Certificado de Depósito Bancário é emitido por uma instituição financeira (banco privado ou público), em troca de depósito a prazo, ou seja, um depósito que poderá somente ser resgatado após determinado período.
Caderneta de Poupança: É considerado o investimento mais conservador. Tem rentabilidade de 0,5% ao mês mais a variação da TR (Taxa de Referência), um fundo garante investimentos de até R$ 60 mil em caso de quebra da instituição financeira que a gere e é isento de Imposto de Renda para pessoa física. Também tem alta liquidez --pode-se retirar os