Criança e adolescente
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
ADOLESCENTE INFRATOR: O PAPEL DA FAMÍLIA NA RECONSTRUÇÃO DA SOCIABILIDADE
MANAUS/AM
2014
MARIA ALDERLANDIA DE MATOS CARVALHO
MARIA IRANIR LINS LIMA
JUSSARA DOS SANTOS CAMPOS
ADOLESCENTES INFRATORES: O PAPEL DA FAMÍLIA NA RECONSTRUÇÃO DA SOCIABILIDADE
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito para obtenção de media final na disciplina Metodologia cientiífica I ministrada pelo Prof. Fco Parente Junior.
ORIENTADOR:
MANAUS/AM
2014
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TEMA:
ADOLESCENTES INFRATORES: O PAPEL DA FAMÍLIA NA RECONSTRUÇÃO DA SOCIABILIDADE
PROBLEMA:
De que forma as famílias estão trabalhando a reconstrução da sociabilidade dos adolescentes infrantores?
O que levam as famílias dos adolescentes infratores a não saber de que forma apoia-los nos momentos de conflitos com a Lei?
JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho tem como ponto de partida o adolescente infrator e a família, bem como o papel da família frente a reconstrução social do adolescente. Pois existem vários fatores determinantes que influenciam no seio familiar como as necessidades socioeconômicas, a falta do vínculo familiar e o desemprego. Diante desse quadro social, o adolescente precisa trabalhar para ajudar no sustento da casa e ainda conciliar com os estudos, sendo que na maioria das vezes desistem destes para trabalhar.
Neste sentido, “as dificuldades de sobrevivência, ocasionadas por uma sociedade tão excludente, são, indubitavelmente, causas de maior índice de criminalidade” (PRATES, 2001, 24). Assim, a sociedade ao excluir o individuo, Portanto, compreender o papel da família diante do adolescente em conflito com a lei, apresenta-se um desafio, visto q abordar esta tematica implica no desvelar de vários aspectos, tais como, desigualdade social,