Analise de investimentos
INVESTIMENTOS
2º SEMESTRE 2012
O CONCEITO DE INVESTIMENTO
O termo ‘investimento’ é muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas, assim, podem-se encontrar facilmente manchetes de jornais, sites na internet, declarações de políticos e autoridades sobre o assunto, o que pode ser algo bastante confuso para quem se baseia apenas no que lê em jornais ou no que é divulgado pela mídia, já que muitas coisas aparentemente diversas são tratadas como investimento. A seguir, são apresentadas diversas situações que são igualmente tratadas, de forma genérica, como investimento:
Comprar uma casa;
Comprar um carro;
Fazer uma aplicação financeira;
Guardar dinheiro na caderneta de poupança;
Comprar dólares e guardar em casa;
Abrir uma empresa;
Construir uma fábrica;
Cursar uma faculdade;
Estudar inglês.
Investimentos é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no fut uro. Essa é a característica comum a todos os exemplos citados.
Dessa forma, abrir uma empresa e cursar uma faculdade, atos aparentemente sem relação nenhuma, podem ser entendidos como investimentos, uma vez que, neles, renuncia-se a recursos no presente em prol de mais recursos no futuro. O proprietário de uma empresa, ao constituila, teria outras opções para utilizar os recursos gastos na compra de equipamentos, instalações, com treinamento, ou seja, desembolsos no presente; contudo, esse proprietário investe, renuncia por certo tempo ao uso desses recursos, na expectativa de obter mais recursos no futuro com o lucro da empresa, multiplicando o valor que foi gasto no presente. O mesmo raciocínio é válido para cursar uma faculdade. O aluno, ao longo de quatro ou cinco anos, gasta recursos no presente, monetários, de tempo e dedicação, com a