Analise de investimentos i
WILTON RICK DOS SANTOS SOARES
PORTIFÓLIO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ANÁLISE DEINVESTIMENTOS I
São Carlos
05/2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade definir a necessidade de um administrador financeiro na empresa.
Serão abordados pontos como a finalidade dos índices de liquidez, finalidade dos índices de atividade, o uso e as prerrogativas da alavancagem financeira, a consideração do risco econômico, consideração do risco financeiro e aspectos gerais do administrador.
DESENVOLVIMENTO
Um dos papéis mais importantes dentro de uma empresa ou indústria com certeza é a do administrador financeiro. Pode-se dizer que ele seja responsável por três tipos básicos de questões: • O Orçamento de Capital que tem por finalidade definir o processo de planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo, identificando boas oportunidades de investimento. • A Estrutura de Capital que tem por finalidade definir o capital necessário de terceiros, juntamente com o capital próprio existente na empresa. O administrador financeiro deve estar atento a quantidade que a empresa deverá tomar emprestado, e decidir exatamente como e onde os recursos devem ser captados, e, também, cabe ao administrador financeiro a escolha da fonte e do tipo apropriado de recurso que a empresa, por ventura, tomará emprestado. • A Administração do Capital de Giro que tem por finalidade administrar os ativos e passivos circulantes de uma empresa, é uma atividade diária que garante que a empresas tenha recursos suficientes para continuar suas operações.
Uma outra função do administrador financeiro é estar atento para que os índices de liquidez que avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente as suas obrigações esteja estável, a variação desses níveis deve ser de estudo para os gestores. Os principiais índices de liquidez são a Liquidez Geral, Liquidez Corrente, Liquidez Seca