Analise de investimento
1. Etapa 1
Nos dias de hoje, se planejar financeiramente para o futuro é essencial para qualquer pessoa, e uma das melhores maneiras de se fazer isso é investindo em fundos, ou até mesmo abrindo o próprio negócio, devido a essa necessidade, a quantidade de investidores interessados em buscar uma maior rentabilidade em investimentos, vem aumentando cada vez mais no país. Muitos preferem investir em fundos que são mais seguros ao invés de tentar um novo negócio, pois o risco de um empreendimento é muito maior e não se tem um retorno esperado muito rápido. Com a grande procura, o mercado criou diversas opções de investimentos, satisfazendo desde o investidor mais cauteloso até o mais agressivo.
Cuidados para investir
No momento em que uma pessoa decide fazer um investimento, ela deve se atentar a três principais aspectos, presentes em qualquer tipo de modalidade: o risco, a rentabilidade e a liquidez, que é a velocidade pelo qual o investidor pode se desfazer de seu investimento.
Riscos de uma aplicação financeira
Toda tipo de aplicação financeira está sujeita a riscos. Para reduzi-los, deve-se procurar informações sobre o tipo de aplicação, sobre a instituição financeira e sobre as variáveis econômicas que podem influenciar o resultado esperado. Geralmente os rendimentos são maiores nas aplicações de maior risco. Algumas aplicações são parcialmente garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos - FGC.
Fundo de investimento – Qual a melhor opção
Escolher um fundo de investimento para aplicar seu dinheiro, é uma tarefa que requer muita atenção, deve-se comparar um a um para decidir qual o melhor para sua pretensão.
Tipos de aplicações
As aplicações mais comuns no mercado financeiro são a Poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), o Recibo de Depósito Bancário (RDB), mas há outros Fundos de Investimento como Debênture, derivativos, fundos de ações, fundos de renda fixa, ouro, previdência privada, títulos públicos, dólar ou