Analise de Investimento
Sendo assim a análise consiste em uma ferramenta fundamental e indispensável ao investidor com o propósito de demonstrar se pode ou não realizar o investimento em questão. Isso se torna importante, pois pode minimizar os riscos da operação.
Fundamentalmente os riscos são a possibilidade da perda financeira. Os ativos considerados mais arriscados são os que oferecem maiores possibilidades de perda financeira. Sendo assim conclui-se que o risco é inerente ao investimento, ou seja, não existem operações de investimentos sem riscos.
As formas de análise mais utilizadas são:
- Análise de valor Presente Líquido – VPL
- Análise da Taxa interna de Retorno – TIR
- Análise do Pay-Back
- Análise dos Índices Financeiros
- Valor Econômico Adicionado Os investimentos se dividem em três principais categorias, em relação a sua origem;
Investimentos Públicos, Privados e Mistos. Investimentos Públicos:
Recurso disponibilizado pelos governos ou entidades publica, em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.
Investimentos Privados:
Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, gerando retorno.
Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Investimentos mistos:
Recursos disponibilizados parte governo ou entidade publica e parte pessoa