Analise de fósforo no solo
DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO NO VISÍVEL DE COMPOSTOS DE FOSFOMOLIBDATO DE AMÔNIO.
1. INTRODUÇÃO
A principal finalidade da análise do solo é avaliar a disponibilidade de nutrientes para as plantas e, em caso de deficiência, estimar a quantidade a aplicar de corretivos e fertilizantes de modo racional e econômico. Contudo, a análise de solo é viável somente se apoiada em um programa de calibração dos valores obtidos pelo método analítico com o rendimento das culturas. O fósforo orgânico pode constituir de 5 a 80% do fósforo total do solo e, nos solos tropicais, é fonte de fósforo às plantas e deve ser levado em consideração em estudos envolvendo a sua dinâmica e a biodisponibilidade (RHEINHEIMER & ANGHINONI, 2003). Em solos sob sistema plantio diretos, tem acúmulo de fósforo na camada superficial, já nos solos de baixa camada arável, tem menor acúmulo de fósforo, devido o menor teor de MO (matéria orgânica).
A avaliação e quantificação do fósforo disponível é feita geralmente com o uso de soluções, dentro das práticas analíticas cabíveis as técnicas da espectrofotometria, levando em consideração o uso do espectrofotômetro, as condições da Lei de Beer, e os cálculos e gráficos analíticos, obtendo-se um resultado concreto.
2. OBJETIVO
Quantificar o teor de Fosfato, a partir de técnicas espectrofotométricas, comparando dois tipos de amostra de solo baixa camada arável e solo de plantio direto.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
- Balão volumétrico 50mL
- Funil de vidro
- Pipeta 2 e 5 mL
- Aparelho Espectrofotométrico
- Filtro de papel
- Proveta 100 mL
- Béquer 50 mL
- Balança analítica
- Espátula
- Agitador magnético
3.2 REAGENTES
- Ácido Sulfúrico concentrado (H2SO4)
- Carbonato básico de Bismuto
- Molibdato de amônia
- Vitamina C (ácido Ascórbico)
- Solução padrão de Fósforo (Hidrogenofosfato de Potássio)
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiro passo foi comentada a