Analise de custos
Soraia Fagundes Mafra
Profª Iraci Rocha
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (CTB 00016) – Prática do Módulo III
10/11/11
RESUMO
Compreender a legislação acera dos muitos tributos e acompanhar a variedade de regras tributárias que surgem a cada dia, é um desafio. A situação afeta a rotina dos contribuintes gerando adaptações na busca de alternativas para sobreviver à elevada carga tributária e a prestação das informações sobre cada tributo. O fisco segue exigindo detalhadamente cada movimento, criando a necessidade de maior dedicação, compreensão e capacitação de diversas áreas, pois todas estão sendo ligadas através de uma série de inovações tecnológicas.
1 INTRODUÇÃO
O Direito tributário é um ramo do direito público que trata as relações entre o fisco, os contribuintes e os responsáveis. Para promover o bem comum é necessário recursos financeiros, para tanto, o Estado busca através da imposição tributária. A história dos tributos é de há mais de dois mil anos. As regras e normas tributárias sofrem alterações freqüentemente, mas a essência e o objetivo se identificam. Os tributos se classificam em taxas, impostos e contribuições de melhoria. A competência dos impostos cabe a União, ao Estado e ao Município embasado na lei. Comparando a carga tributária do Brasil com outros países, não ficamos para trás, e sua tendência é de crescer.
2 HISTÓRICO DA TRIBUTAÇÃO
NESTE capitulo apresentaremos alguns aspectos voltados para a formação de preços em ambientes do comercio, indústria e prestação de serviços, baseados em modelos de custos, considerando, ainda, questões tributarias mais comuns no atual contexto empresarial brasileiro. Abordagens quanto à formação de preços – a formação de preços é um dos problemas mais delicados das organizações, ainda mais com a competitividade do mundo de hoje. De certa forma, “uma diferença