Analise de custos
.Ensiná-lo a calcular o custo de um produto ou
serviço por meio do custeio por absorção. .Justificar os critérios utilizados nesse cálculo e identificar suas vantagens para as empresas. Com isso, você poderá aprimorar os instrumentos de desenvolvimento organizacional. .Interpretar as relações custo/volume/lucro para a empresa e mostrar algumas comparações entre o sistema de custeio por absorção e o sistema de custeio variável.
CUSTEIO
Custeio significa acumular, determinar custos. Custeio ou custeamento são métodos de apuração de custos, maneiras segundo as quais procederemos a acumulação e apuração dos custos.
DEFINIÇÃO Método de Custeio é o método usado para a apropriação de custos. Existem dois métodos de custeio: .Custeio por Absorção .Custeio Variável ou Direto. Podem ser usados com qualquer Sistema de Acumulação de Custos.
CUSTEIO POR ABSORÇÃO É o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e é, no Brasil, adotado pela legislação comercial e pela legislação fiscal.
Nele todos os custos de produção fixos e variáveis são incluídos no custo do produto para fins de custeio dos estoques e por sua vez todas as despesas fixas e variáveis são incluídas. Não sendo muito utilizado para a tomada de decisões. Os gastos não fabris são excluídos
CUSTEIO VARIÁVEL
Conhecido também como Custeio Direto, consiste em considerar como custo de produção do período apenas os Custos Variáveis incorridos. Os Custos Fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período
ESQUEMA
Fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e gastos fixos, isto é, em gastos que oscilam proporcionalmente ao volume da produção/venda e gastos que se mantêm estáveis perante volumes de produção/venda oscilantes dentro de certos limites.
APLICAÇÕES
Os Custos Variáveis